Conheça os principais efeitos colaterais do Atenolol

Do grupo de medicamentos com efeitos betabloqueadores, o Atenolol é uma das drogas mais indicadas para o tratamento de doenças cardiovasculares, sendo eficaz na maioria das vezes.

Atenolol

Seus efeitos atuam na diminuição do ritmo cardíaco e também no controle da pressão sanguínea, sendo indicado para pessoas hipertensas, com angina (dor no peito), arritmia cardíaca, quem já teve infarto e também para evitar quem tem tendência a ter.

Não indicado para pessoas com asma, que sofram com problemas no coração, que tenham acidose metabólica (acidez no sangue), crianças ou quem tenha alguma alergia a algum componente da fórmula.

E assim como vários outros medicamentos para esta finalidade, o Atenolol apresenta alguns efeitos colaterais nos pacientes.

Portanto, somente deve ser indicado por um médico, para ser tomado na dosagem certa e dentro de um determinado período para o seu caso. Saiba mais sobre os principais efeitos colaterais a seguir:

– São consideradas reações comuns: Diminuição da libido, impotência sexual, dificuldade para ter orgasmo; problemas na qualidade do sono, com insônia e sono picado; sensação constante de fadiga e cansaço mental e corporal; secura nas mucosas, como boca e nariz; ansiedade e nervosismo (pode ser prejudicial a quem trata de depressão e doenças afins).

São efeitos secundários mais graves: Batimentos cardíacos irregulares, variando entre mais lentos e mais rápidos; sensação de tontura ou desmaio repentino; a respiração pode ficar mais falha, deixando a pessoa sem ar mesmo com esforço leve; inchaços e queda de temperatura nas extremidades do corpo, como tornozelos e pés; queda de pressão; alucinações; sensação de agulhadas na pele; reações alérgicas, erupção cutânea, urticária, psoríase; visão turva; chiado no peito e respiração ruidosa.

Outros efeitos menos comuns, mas já registrados: Depressão ou confusão mental, urina escura, fezes com cor de barro, amarelamento da pele e dos olhos, aumento da claudicação intermitente (uma ou ambas as pernas ficam doloridas durante a prática de exercícios físicos, pois falta oxigênio nos músculos), vertigens, alucinações, psicoses, pesadelos, queda de cabelo, redução de plaquetas no sangue, dentre vários outros efeitos.

– Pode afetar pensamentos e reações, portanto é preciso cuidar ao dirigir ou fazer alguma atividade em que seja preciso estar acordado e em alerta. Sendo assim, evite também consumir álcool, pois pode aumentar a sonolência e causar tonturas.

– Devido a reação forte de fadiga, a pessoa pode diminuir sua quantidade de atividade física no dia a dia; logo, com menos gasto calórico, a pessoa poderá se sentir mais pesada e até engordar; sendo assim, é necessário reforçar uma alimentação balanceada principalmente nesse período.

Daí vem a importância de o medicamento ser tomado da forma correta, sob orientação médica. O ideal é procurar ajuda médica em qualquer sinal dos efeitos apresentados acima, principalmente dos efeitos mais graves que possam necessitar de tratamento em paralelo ou até mesmo interromper o uso do Atenolol.

Além disso, a venda do remédio somente é feita com receita médica em farmácias legais, portanto informe-se com seu médico e ele saberá se for o medicamento ideal para o seu caso.

Atenolol oferece muitas vantagens à saúde de quem sofre de problemas específicos do coração e na corrente sanguínea, porém possui vários efeitos colaterais.

Sendo assim, todo cuidado e atenção é pouco durante a administração deste medicamento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *